terça-feira, 25 de março de 2014

radão nas habitações

Entrada do radão numa habitação


Existem quatro processos que permitem a entrada de radão numa habitação:

·         geração de radão no solo,
·         transporte de radão através do solo,
·   transporte de radão através da própria estrutura do edifício (como rachas no cimento),
·      pelas forças resultantes da diferença de pressão entre o interior e o exterior. 



Sofia Lixa (10ºA)

quinta-feira, 20 de março de 2014

Radão em Portugal


Efeitos do radão na saúde


Quando existe uma concentração considerável de radão no ambiente, este gás entra em contacto com os pulmões por inalação. Essa incorporação supõe uma contaminação radioativa. As partículas alfa emitidas pelo radão são altamente ionizantes, mas têm pouco poder de penetração - tão pouco que não são capazes de atravessar a nossa pele ou uma simples máscara. No entanto, ao inalar o gás, esse escasso poder de penetração converte-se num problema, já que as partículas não conseguem escapar de nosso corpo e depositam nele toda a sua energia, podendo ocasionar lesões ou patologias de gravidade diversa, de acordo com a quantidade de radão inalado.


Sofia Lixa (10ºA)

Deteção de partículas alfa com detetor CR39


O radão é um gás radioativo de origem natural. Os  átomos desintegram-se originando outros elementos também radioativos, causando todos eles exposição do Homem às radiações ionizantes. Este gás é inodoro, incolor e insípido e, por isso, não detetável pelos nossos sentidos.



O gás nobre Radão  difunde-se em ambientes de convívio humano por meio de materiais de construção, solo e água, podendo continuar seu processo de fissão emitindo partículas alfa e submetendo os ambientes à existência de radioatividade.

A radioatividade devida ao Radão equivale a 54% das radiações a que estamos sujeitos.