Se designarmos o valor médio do pixel do filme virgem por P0 e por P o valor médio obtido para uma área do filme escurecida pela radiação, podemos definir a quantidade
Este blog foi criado para apresentar o trabalho desenvolvido pela Escola Secundária de Alves Redol, no âmbito do Projeto Radiação Ambiente
sexta-feira, 18 de abril de 2014
Experiência de Becquerel - Tratamento dos resultados
O estado de enegrecimento do filme foi analisado de uma forma quantitativa, digitalizando o filme e obtendo o valor do pixel médio de cor para uma zona pré-definida. O valor médio do pixel foi obtido a partir do programa GIMP usando a função histograma.
quinta-feira, 17 de abril de 2014
Experiência de Becquerel - resultados
Filme 1 |
Filme 2 |
Tempo de exposição: Um mês
Resultados
Análise:
Os filmes expostos ficaram mais escurecidos. Os objetos metálicos colocados entre a rocha e o filme originaram uma zona mais clara visível no filme 1, no entanto não conseguimos distinguir a forma pretendida, apenas algumas manchas. No filme 2, não conseguimos distinguir a zona onde colocamos objeto.
Verificamos regularmente os filmes, no entanto não observamos alterações importantes.
quarta-feira, 9 de abril de 2014
Resultados...
2º Piso
3º Piso
1º Piso
Análise:
Verificamos que os detetores possuem vários pequenos buracos ou traços. Numa primeira análise, parece existir maior número de pequenos traços no detetor colocado na biblioteca. No caso da cantina existem várias manchas que irão dificultar a contagem.
Revelámos um detetor (detetor não utilizado) sem ser exposto ao radão, onde se verifica uma grande diferença e quase ausência de impactos.
Como só tínhamos três caixas, acabamos por não colocar um detetor durante um dia num frasco contendo minérios de urânio.
Vamos proceder ao tratamento quantitativo.
segunda-feira, 7 de abril de 2014
domingo, 6 de abril de 2014
Subscrever:
Mensagens (Atom)